top of page
Buscar

TRANSPORTE DE CARGAS - Incide ISSQN ou ICMS?

  • Roberto de Souza
  • 5 de nov. de 2016
  • 1 min de leitura

O transporte de cargas – nos mais diversos modais – pode sofrer a incidência do ICMS ou do ISSQN, dependendo do território em que o serviço é prestado. Ele pode ser municipal, intermunicipal, interestadual ou internacional (que não será tratado aqui).


1 – Transporte Municipal: prestado nos limites de um determinado Município. Sofrerá a incidência do ISSQN – Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – sendo tributado com base na legislação do Município em que é prestado, independentemente da localização da sede da empresa ou do domicílio do prestador.


Há a necessidade de verificar a legislação municipal com relação a isenção do imposto e, sendo o caso, da emissão do documento fiscal.


2 – Transporte Intermunicipal: prestado entre os Municípios pertencentes ao território de um Estado da Federação. Sofrerá a incidência do ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – sendo tributado com base na legislação do Estado em que o serviço é prestado.


Verificar que o Convênio ICMS 04/2004, com vigência até 30/04/2017, autoriza os Estados relacionados, a concederem isenção para os serviços de transporte intermunicipal de cargas.


3 – Transporte Interestadual: prestado entre Municípios - remetentes e destinatários – pertencentes a Estados da Federação diferentes. Sofrerá a incidência do ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.


Cabe observar que, em todos os casos da prestação de serviços de transporte de cargas, haverá a necessidade de emissão de documento fiscal definido pela legislação do ente tributante. Possíveis dispensas somente se tornam válidas se previstas na legislação.


Lembrando que: se houver a incidência do ISSQN não haverá incidência do ICMS e vice-versa.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

コメント


© 2015 Alíquota Atual

bottom of page